
Giovanna Romano é roteirista, pós-graduada em Roteiro para Audiovisual pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, teve passagem em veículos como a Revista VEJA. Atualmente, a roteirista e diretora estuda e pesquisa as narrativas dentro da produção de gênero, com influência do terror, suspense e true crime, dando ênfase a personagens femininas. "A Casa ao Lado", o seu primeiro projeto de longa-metragem, foi semifinalista do Concurso Narratologia e do ROTA, além de ter ganhado uma bolsa do Programa Ibermedia para aperfeiçoar o projeto no Lab Guión, na Colômbia, em outubro. Colabora também com o roteiro em projetos de canais como AXN, SBT e CNN. Fez parte da equipe de roteiro de pós da série “Perícia Lab”, assina o roteiro da série documental “120 Dias de Moto Pelo Brasil”, o roteiro do podcast biográfico “Os Caminhos de Niede Guidon” e o roteiro do podcast ficcional "Extraordinário". Participou de laboratórios como o Série Lab 2024, sendo selecionada com dois projetos de séries, e o "em-curta"
Giovanna assina o roteiro e a direção de três curtas-metragens já produzidos: "Depois do Último Ato" (2021),; "Feliz Aniversário" (2022); e "Antes que eu Acorde Amanhã" (2024). Ainda, escreveu "Hamlet", curta inspirado na peça homônima, que teve a sua estreia na maior plataforma de streaming cultural gratuita da América Latina, a Cultura em Casa SP. Atualmente, está na pré-produção do curta-metragem documental “Na Ponta dos Pés", que assina a direção e o roteiro, e foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Estado de São Paulo.
A realizadora já teve dois projetos de séries desenvolvidos no Núcleo de Desenvolvimento do Projeto Marieta. É, também, co-idealizadora da pesquisa e análise de séries brasileiras, o "Serialize".